Chichén Itzá – conheça a Maravilha Maia

A cidade pré-hispânica de Chichén Itzá foi uma das maiores, e mais influentes, cidades do Império Maia durante mais de mil anos. A sua riqueza histórica faz com que, presentemente, o Chichén Itzá seja Património da Humanidade da UNESCO e tenha sido eleito como uma das Novas 7 Maravilhas do Mundo.

Chichén Itzá

Por isso, quem passa pela província mexicana de Yucatán, não deve deixar de fazer uma visita a este complexo arqueológico, que fica a somente 200km da famosa estância balnear de Cancun e a 120km de Mérida, a capital da província. É por isso uma excelente opção para um Day Trip para aqueles que visitam as idílicas praias caribenhas.

El Castillo

O maior highlight do complexo, e o símbolo mundial de Chichén Itzá, é sem dúvida alguma a colossal Pirâmide de Kukulcán, também conhecida pelo nome de El Castillo (o Castelo). Como o próprio nome indica a pirâmide é dedicada ao Deus Maia Kukulcán (“Serpente Emplumada” na língua maia).

As cabeças das serpentes na base da pirâmide de Kukulcán

Mas se pensam que o complexo arqueológico se reduz à famosa pirâmide Maia estão redondamente enganados. O complexo é gigantesco e um dia é claramente pouco para o explorar devidamente.

Não havendo tempo para conhecer tudo não deixem de visitar o Campo de Jogos dos Prisioneiros, a Praça das Mil Colunas, o Templo dos Guerreiros (onde na estátua central Chac Mool eram realizados sacrifícios humanos para aplacar a fúria divina) e o Templo El Caracol (também ele dedicado ao Deus Kukulcán), que servia como observatório astrológico.

Campo de Jogos
“Bancada VIP”
Praça das Mil Colunas
Templo dos Guerreiros
Estátua Chac Mool no centro do Templo dos Guerreiros
Templo El Caracol aka Observatório Astrológico

Se é verdade que o complexo arqueológico de Chichén Itzá não tem a envolvência, nem a grandiosidade do complexo de Machu Picchu (a cidade perdida dos Incas), de Angkor Wat (a capital do império Kmer) ou de Petra (a cidade rosa dos Nabateus), a verdade é que, ainda assim, não deixou de nos impressionar e de ter entrado diretamente para o Top 10 das nossas Maravilhas do Mundo.

Outros Artigos