O Exotismo da Turquia de Oriente a Ocidente

A cidade é uma mistura de influências, tradições e povos que ao longo de séculos deixaram a sua marca no território. Bizâncio para os Gregos, Constantinopla para os Romanos e Istambul para os Otomanos, a cidade é um mundo de civilizações que se conjuga num único lugar.

Num passeio pelo centro histórico de Istambul destaca-se a visita ao palácio Topkapi, à Basílica de Santa Sofia, à Mesquita Azul, à Mesquita Rustem Pasha, ao Hipódromo Bizantino, e ao Grande Bazar, um mercado fascinante repleto de personagens únicas e objectos das “mil e uma noites”.

Palácio de Topkapi: Ingressos (Preços 2021) - TourScanner

Após quase dois dias em Istambul é altura de rumar à capital Ankara, localizada na região da Anatólia, com uma população de quase 4 milhões de habitantes.

Ankara | Location, History, Economy, & Facts | BritannicaO roteiro por esta cidade inclui a visita à Cidadela, ao centro histórico de Ankara datado do século VII; ao Museu de Hittita com uma vasta colecção de objectos da civilização da Anatólia;

Museu das Civilizações da Anatólia – Wikipédia, a enciclopédia livreao mausoléu de Ataturk, o grande líder turco;

Anıtkabir – Wikipédia, a enciclopédia livreao Templo de Augustus;

Templo Romano DE Augusto No Lugar DO Fórum, Pula, Stock Photos - FreeImages.come ao Teatro Romano.

Teatro romano – Wikipédia, a enciclopédia livre

Deixando a capital turca, a viagem continua por paisagens vulcânicas, através da estrada do Lago Salgado. Em direcção à região da Capadócia, visita-se a cidade subterrânea com uma extensa estrutura de habitações e igrejas construídos no interior das rochas, onde a população de origem cristã viveu entre os séculos VI e IX.

Os encantos da Capadócia | Blog de Viagem e Turismo | Blog Mundi

 

A paisagem lunar envolvente, criada ao longo de milhares de anos e fruto da erosão vulcânica e da acção erosiva da chuva e do vento, é única e deixa qualquer viajante boquiaberto. Para perceber a dimensão desta paisagem pode realizar uma viagem de balão (opcional) com a duração aproximada de uma hora e meia.

No vale de Goreme, visita-se um museu ao ar livre, com particular destaque para as igrejas rupestres datadas do período entre os séculos VII e XIII com pinturas de grande interesse artístico, cultural e histórico.

Vale de GoremeO O itinerário continua pelo vale de Avcilar com passagem por Pasabag, onde pode apreciar formações de relevo raras designadas por “chaminés de fada” que se formaram a partir de depósitos detríticos de fraca consistência erodidos pela acção da chuva.

Vales de Avcilar e Derbent - Avaliações de viajantes - Pasabag - TripadvisorAo No fim do dia terá ainda a possibilidade de conhecer e assistir a um espectáculo de folclore tradicional da Ásia Menor.

Em direcção a Pamukkale, que significa “castelo de algodão”, visita-se uma das fortificações mais bem preservadas da Anatólia erigida durante o século XIII e a cidade de Konya, cidade santa dos Derviches Dançantes, onde pode ficar a conhecer a Mesquita e os Museus de Karatay, Ince Minaret e Mevlana. O ponto alto deste dia é sem dúvida a passagem por Pamukkale, destino conhecido pelas suas nascentes de água quente, pelas cascatas e piscinas naturais de rocha calcária.

Pamukkale Turquia - Turquía Turismo

De Pamukkale a viagem prossegue para a cidade de Hierapólis, nomeada Património da Humanidade pela UNESCO em 1988, e fundada pelo rei Eumenes II há cerca de 4 mil anos. Neste lugar histórico visita-se a necrópole e o teatro romano.

Hierápolis | Eu na TurquiaContinuando pelas veias de História segue-se para a cidade de Éfeso, onde as civilizações grega e romana se uniram, com visita ao núcleo arqueológico que aglomera o Odeon, o Templo de Hadrien, a Biblioteca de Celsus, a fonte de Trajan, o Templo de Apolo, e a necrópole.

Éfeso: descobrindo as ruínas de uma das maravilhas do mundo antigoEste sítio arqueológico, em conjunto com Pamukkale, é Património Mundial da UNESCO.

Esta viagem pela Turquia termina em Izmir, a terceira maior cidade da Turquia, junto às águas do mar Egeu, onde se visitam alguns lugares de interesse turístico como a Torre do Relógio na Praça Konak, o bairro típico de Alsancak ou o mercado de Kemeralti .Conheça mais sobre Izmir, na Turquia — Revista News

Desta cidade regressa-se a Portugal.

Este programa pela Turquia é organizado pelo operador turístico Nortravel que apresenta preços desde 1154 euros num itinerário com a duração de oito dias. As partidas realizam-se entre os meses de Março e Outubro em datas específicas.

No valor da viagem encontra-se contemplado alojamento durante sete noites em hotéis com a categoria de 4 e 5 estrelas, passagem aérea de ida e volta na companhia aérea Turkish Airlines, circuito em autocarro de turismo, visitas e entradas nos locais e monumentos históricos, e seguro de viagens. Contacte a sua agência de viagens habitual para obter mais pormenores sobre esta viagem.

Outros Artigos