O Que Ver e Fazer na Áustria – 5 Locais a Visitar

Desde a monumental Viena a Salzburgo, o berço de Mozart, à beleza de Innsbruck no coração dos Alpes, sem esquecer os magníficos lagos de Salzkammergut, este é um país para descobrir durante todo o ano.

Para planear uma escapadinha à Áustria, conheça algumas das grandes atrações deste pequeno país da Europa Central.

Viena

Palácio de Viena

Palácio de Viena

A capital da Áustria é conhecida pela herança dos Habsburgos, que governaram a cidade durante quase 600 anos. É também uma das capitais mundiais da música clássica, onde compositores famosos como Mozart, Strauss ou Haydn deixaram a sua marca, que perdura até hoje. Entre os diversos edifícios destacam-se a Catedral de Santo Estévão, o Palácio Hofburg, a residência oficial dos Habsburgo, e o Palácio Belvedere. Os tradicionais cafés vienenses são os locais ideais para decidir que monumento ou parque visitar a seguir, ou simplesmente para descansar as pernas.

Salzburgo

Vista de Salzburgo com a fortaleza em fundo

A cidade onde Mozart nasceu é dominada por igrejas, castelos e palácios. O centro histórico é Património Mundial da UNESCO, e um conjunto de atrações notáveis fazem de Salzburgo um dos melhores locais para visitar na Áustria. Destacamos a fortaleza de Hohensalzburg, que oferece vistas magníficas da cidade, a casa onde nasceu Mozart em 1756, a catedral de estilo barroco datada do século XVII, onde o compositor foi baptizado, e o palácio e jardins Mirabell de que os fãs da “Música no Coração” se devem recordar. Acresce a tudo isto o enquadramento de Salzburgo na magnífica paisagem alpina.

Graz

Centro histórico de Graz

Apesar de ser a segunda cidade mais importante do país, Graz é ainda um destino pouco conhecido. No entanto, é uma cidade com uma imensa oferta cultural, possui um dos centros medievais mais bem conservados da Europa Central, e foi Capital Europeia da Cultura em 2003, o que a transformou num ícone da modernidade. A cidade é dominada pela enorme colina arborizada de Schlossberg. No topo, encontra-se a torre do relógio, que foi parte de um castelo agora demolido mas que simbolizava a cidade. O novo símbolo de Graz é o Kunsthaus Graz (Museu de Arte Moderna), construído em 2003 nas margens do rio Mur, onde flutua como uma bolha azul gigante.

Innsbruck

Vista de Innsbruck com a catedral e as montanhas

Innsbruck, que significa “ponte sobre o Inn”, é uma cidade no coração dos Alpes, no oeste da Áustria, e um destino turístico durante todo o ano. A cidade é internacionalmente conhecida pelos desportos de Inverno, tendo recebido os Jogos Olímpicos em 1964 e 1976.

Das diversas atrações turísticas que contam a história da cidade, destacam-se o palácio de Hofburg, o Schloss Ambras, também um palácio, situado nas colinas de Innsbruck, a catedral de Innsbruck, a basílica Wilten em estilo rococó, e o edifício histórico Ottoburg, onde se localiza desde 1745 o restaurante com o mesmo nome. Numa visita a Innsbruck, não deixe de subir no funicular até Hungerburg, onde pode ainda apanhar o teleférico até Seegrube, a 2 mil metros de altitude, que oferece vistas deslumbrantes sobre todo o vale do rio Inn

Hallstatt

Vista de Hallstatt

Hallstatt é provavelmente a aldeia mais pitoresca da Áustria, conhecida pela sua produção de sal a partir da mais antiga mina do mundo. Integrada na lista de Património Mundial da UNESCO, Hallstatt possui uma atmosfera única nas margens do lago Hallstätter See. A localidade é também um excelente ponto de partida para explorar a magnífica região de Salzkammergut, com um total de 76 lagos. Caminhadas e passeios de bicicleta são as actividades preferidas, existindo diversos trilhos que oferecem diferentes graus de dificuldade.

Outros Artigos