Chefchaouen: conheça a cidade azul do Marrocos

cidade azul do Marrocos é, ainda, cheia de gatinhos espalhados pelas escadas.

Antes de falar sobre as principais atrações de Chefchaouen, vale saber:

  • Ela não tem aeroporto. Mas fica entre Tânger e Fez, dois destinos populares entre os turistas.
  • É pequena, com pouco mais de 37 mil habitantes.
  • A parte turística é basicamente a medina (palavra usada para se referir à cidade velha).

O que ver em Chefchaouen

Cidade Azul: Chefchaouen, lugar incrível no Marrocos | Mala e Cuia - Blog

Dá para conhecer as ruelas azuladas de Chefchaouen em um dia. Mas se você preferir explorar com tranquilidade, dois dias são bem suficientes.

Até passar pelo portão de entrada da cidade velha, você vai perceber que a maioria dos prédios não são azuis. É o branco e o marrom que predominam, com exceção aos “petit táxis” que são pintados de azul.

Já dentro da medina, a parte turística da cidade azul do Marrocos, você vai se deparar com uma arquitetura fofa, influenciada pela região Andaluzia, na Espanha. Como não circulam carros e as ruas são estreitas, a melhor forma de explorar Chefchaouen é a pé.

É só seguir o fluxo do souk (ou mercado ao ar livre) e procurar souvenirs. A quantidade de produtos não é a mesma de Fez, mas ainda assim você vai achar especiarias, óleo de argan e produtos feitos à mão.

As escadarias azuis são os lugares preferidos para foto. Explorar sem muito destino e se aventurar pelas vielas foi a forma que eu achei mais fácil de achar lugares legais para fotos.

Mas se você tiver tempo e dinheiro pode sempre contratar um guia, pode ser super válido para descobrir a história de Chefchaouen.

Vale dizer que em todos os lugares que li, ninguém aconselha comer nos restaurantes indicados pelos guias. Pois muitas vezes eles indicam o lugar não porque é bom e sim porque ganham comissão para isso.

Place Outa El- Hamam

Ela fica na medina, está rodeada de restaurantes e cafés. À noite, tem música ao vivo.

Excursão privada a Chaouen saindo de Tânger - Civitatis.com

Grande Mosquee

Chefchaouen mesquita

A Mesquita de Chefchaouen não é (ainda) azul. Ela fica na praça de Outa El- Hamam. Você pode admirar a arquitetura, mas visitas não são permitidas.

Kasbah

File:Chefchaouen les jardins de la kasba.JPG - Wikimedia Commons

É a fortaleza da cidade. Nele está o pequeno Museu de Etnias (ethnographic museum) e um jardim bem bonito, em que é possível ter uma vista legal de Chefchaouen.

O valor da entrada é de 10 dirrã marroquinos (algo em torno de R$ 3,90).

Atrações próximas

Caminhar pelas ruas da cidade azul do Marrocos é mesmo um dos principais atrativos. Mas, se sobrar tempo e você quiser explorar um pouco mais, existem alguns lugares próximos a Chefchaouen.

Ras El Ma

Construir acima da fonte de Ras el Maa, Chefchaouen - Marrocos

Um passeio popular e próximo da cidade azul do Marrocos é a cachoeira Ras El Ma. Uma parada interessante para quem está de carro ou contratou um tour.

Parc National Talassemtane

Talassemtane National Park travel | Morocco, Africa - Lonely Planet

Chefchaouen fica em uma região montanhosa, chamada de Rife. Por isso, é comum encontrar tours para hiking, sendo que o destino mais comum é o Parque Nacional Talassemtane.

Como chegar em Chefchaouen

Marrocos não tem aeroporto. Então, para chegar lá é necessário alugar um carro, pegar ônibus ou mesmo táxi.

Pode ir de Fez para Chefchaouen de carro. São cerca de 200 km. Porém, como boa parte das estradas são rurais, o percurso leva três horas e meia.

Uma dica: sempre obedeça o limite de velocidade, pois existem guardas em todo a estrada de olho na velocidade dos carros. E eles param os carros e podem aplicar multas que são pagas na hora.

Agora, se você preferir fazer o percurso de ônibus, a CTM Bus é a mais usada pelos turistas. Ela tem suas próprias estações e preços atraentes.

É possível comprar passagens pela internet, mas com o mínimo de 72h de antecedência. Se você não tiver planejado e decidir ir para Chefchaouen de última hora, uma possibilidade é encontrar no site o endereço da estação e tentar comprar a passagem no local.

O preço do bilhete de Fez para Chefchaouen custa em torno de 33 reais (85dh), só ida.

Onde ficar em Chefchaouen

Onde ficar em Chefchaouen • Hotéis em Chefchaouen Marrocos

No Marrocos é muito comum as acomodações chamadas riads. Elas são casas ou palacetes localizadas na medina. Além disso, costumam ter uma arquitetura tradicional e bem bonita.

A Cidade Azul do Marrocos tem muitas opções de hospedagens com bons preços. Uma das possiveis escolhas  é a única hospedagem 5 estrelas, o Lina Ryad SPA.

Lyna Riad Spa Chefchaouen

Lyna Riad Spa ChefchaouenA localização é excelente, bem pertinho da praça principal da medina, Uta al-Hamman.

Existem diversas opções, econômicas ou luxuosas no Booking.com, você pode escolher de acordo com seu budget.

Eu fiquei no Dar Sababa. O hotel é bom, conta com banheiro no quarto e oferece um café da manhã completo. Porém os cômodos são bem apertados e o chuveiro do meu quarto não estava esquentando muito.

Independente do hotel que você escolher, se for dentro da medina, você estará bem próximo de tudo a pouca caminhada.

Onde comer na cidade azul do Marrocos

Na praça principal, Uta al-Hamman, tem a maior oferta de restaurantes em Chefchaouen, como a Casa Aladin e a Pizzaria Mandala que tem preços atrativos. Há também barraquinhas com frutas e o suco de laranja é MUITO bom e diferente no Marrocos! Não deixem de provar!

o que fazer em chefchaouen dicas

Pode almoçar no restaurante Lalla Massouda, que tem um ambiente bem típico marroquino. Comemos um espaguete com kebab e dois refrigerantes por 80 Dihram (8 Euros).

Lalla Massouda Chefchaouen

Porque é que Chefchaouen é azul?

Mini Guia de Chefchaouen, A Cidade Azul do Marrocos para todos os viajantes - Eduardo & Mônica

A maior atração de Chefchaouen é a cor azul das paredes de suas casas. Mas por que motivo elas foram pintadas desta cor?

Não existe uma razão comprovada.

A teoria mais aceita é de que, durante a Inquisição Espanhola, logo após a fundação da cidade no século XV, vários judeus sefarditas migraram para lá, e como costume judaico, pintaram a área em que habitavam de azul, pois a cor remete ao céu, e consequentemente, ao divino. Se pararmos para pensar, azul é uma cor bem comum no judaísmo, vide a bandeira de Israel e a cidade de Safed.

Além disso, naquela época a região seria infestada por mosquitos, e os árabes, ao verem que na área judaica da cidade os mosquitos não permaneciam, resolveram copiar e pintar todo o resto de azul. Isso se deve ao fato dos mosquitos associarem a cor à água, pois os insetos gostam de estar perto dela, mas não dentro dela. Não acho essa parte muito lógica não, até porque eu não duvido que mosquitos possam enxergar cor!

Se a cor afasta ou não os mosquitos não se sabe, mas certamente a cidade azul atrai outro tipo de enxame – de turistas – que garantem que a tradição perdure, pois asseguram o movimento na economia local.

Independente do motivo real, a verdade é que as ruelas azuis de Chefchaouen colocaram essa pequenina cidade no mapa.

A tranquilidade de Chefchaouen

mllerebelle.com/chefchaouen

Ao contrário da maioria das localidades turísticas do Marrocos, Chefchaouen é uma cidade bem tranquila, onde é possível caminhar, tirar fotos e observar a vida local sem muita preocupação.

Digo isso não pelo fato do Marrocos ser um país perigoso, muito pelo contrário, mas pelo assédio de seus moradores em cima dos turistas, muito comum em seus destinos mais turísticos. Como as medinas marroquinas funcionam como labirintos, os locais se fazem de guias pelas ruas da cidade para ganhar trocados. O que poderia ser um passeio pode ser tornar um pesadelo, de tão intensas e frequentes as abordagens e de tantos “nãos” que você terá que dizer no meio do caminho.

Isto, porém, não acontece em Chefchaouen. Na cidade azul do Marrocos, ao contrário do que ocorre em Marrakesh e Fez, o ambiente é muito calmo. Os moradores deixam os turistas caminharem no seu tempo, sem importunar. Além disso, Chefchaouen é uma cidade bem menor e (ainda) pouco visitada, o que facilita a vida dos viajantes.

Outros Artigos